Candidatos colombianos reúnem-se com Hillary

Secretária de Estado dos EUA encontra-se também com o presidente Álvaro Uribe em sua primeira visita à Colômbia

BOGOTÁ, O Estado de S.Paulo

10 de junho de 2010 | 00h00

Em sua primeira visita à Colômbia, a mais importante aliada dos americanos na América do Sul, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, reuniu-se ontem em Bogotá com os candidatos à presidência do país, Juan Manuel Santos e Antanas Mockus, e com o presidente Álvaro Uribe.

O primeiro a reunir-se com ela foi Santos, favorito para vencer o segundo turno das eleições, dia 20. "Falamos sobre temas bilaterais, como o Tratado de Livre Comércio, o Plano Colômbia, questões econômicas e sociais", afirmou o candidato logo após o encontro, realizado pela manhã.

A conversa com Mockus foi sobre possíveis mudanças na política de combate ao narcotráfico. "Discutimos mudanças nas normas sociais que completem as ações judiciais e militares", disse Mockus, que conversou também com Hillary sobre direitos humanos e proteção aos sindicalistas.

À tarde, Hillary foi recebida na sede do governo por Uribe, acompanhado de alguns rebeldes desmobilizados. À noite, depois de assinar acordos técnicos e científicos com a Colômbia, ela seguiu para Barbados. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.