Candidatos de Putin vencem eleições locais na Rússia

Políticos leais ao presidente Vladimir Putin venceram na maioria das regiões da Rússia nas eleições locais realizadas ontem, segundo resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira. Enquanto isso, observadores independentes disseram que a votação foi manipulada.

AE, Agência Estado

15 de outubro de 2012 | 19h01

Os resultados da Comissão Central de Eleição apontam que os candidatos do Kremlin ganharam o governo das cinco regiões do país onde houve votação no domingo. O partido governista, Rússia Unida, também venceu na maioria das prefeituras e assumiu o controle de 77 dos 83 parlamentos regionais do país.

A organização de monitoramento independente Golos estima que ao menos metade dos votos para o partido do Kremlin em uma cidade siberiana podem ter sido fraudados. Observadores da Golos gravaram mais de mil violações em todo o país, incluindo contagem de votos irregulares e múltiplos votos.

"Agora, ninguém tem vergonha de nada", afirmou o líder da Golos, Grigory Melkonyants. "Nós mostramos as violações à lei, mas nenhum governante está fazendo nada sobre isso".

Em uma reunião com o líder da Comissão Central de Eleição, Putin disse que as eleições foram "um importante passo para o fortalecimento do Estado na Rússia e criou condições para um efetivo desenvolvimento". As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Rússiaeleição

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.