15 de abril de 2010 | 20h30
Os três principais candidatos que disputam o posto de próximo primeiro-ministro britânico realizaram, nesta quinta-feira, o primeiro debate televisionado do país.
O trabalhista Gordon Brown e o conservador David Cameron, os dois favoritos para vencer o pleito de 6 de maio, discutiram sobre cortes de orçamento, impostos e reforma política.
O atual premiê, Gordon Brown, acusou Cameron de tentar "maquiar" cortes que já estariam previstos. Cameron disse que Brown estaria tentando "assustar" os eleitores.
Considerado o azarão na disputa, o líder dos liberais-democratas, Nick Clegg, disse que nenhum dos dois concorrentes estava sendo "honesto" com os eleitores a respeito da escala dos cortes que são necessários.
Regras
O comentarista politico da BBC Nick Robinson disse que o maior impacto do debate foi a participação dos liberais-democratas e que para muitos eleitores a lembrança do evento pode ser os dois principais candidatos repetindo "concordo com Nick".
Entre as mais de 70 regras concordadas pelos três partidos durante quatro semanas de negociações para a realização do debate estava a determinação de que a platéia de 200 pessoas presentes no auditório em Manchester não poderia aplaudir as respostas dos candidatos.
Este primeiro debate foi sobre política doméstica. Um segundo, marcado para o dia 22, deve focar em política externa e o último, a ser transmitido no dia 29, na economia.
Analistas dizem que os liberais-democratas podem ajudar na composição do novo governo, via a formação de uma coalizão, se nenhum dos dois partidos principais conquistar uma maioria clara.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato