PUBLICIDADE

Capitão ignorou ordem de retornar ao navio, diz imprensa italiana

Gravações da caixa-preta indicam que capitão não coordenou retirada de passageiros e tripulantes

Por BBC Brasil
Atualização:

ROMA - Gravações da caixa preta do navio Costa Concordia e de ligações telefônicas, obtidas pela imprensa italiana, indicam que o capitão da embarcação, Francesco Schettino, teria ignorado uma ordem da guarda costeira italiana para retornar ao navio e coordenar a retirada dos passageiros e tripulantes.

 

PUBLICIDADE

O Costa Concordia naufragou na costa italiana na noite de sexta-feira, com mais de 4.200 pessoas a bordo, incluindo cerca de mil tripulantes. Até a manhã desta terça-feira, seis corpos já haviam sido resgatados e 29 pessoas ainda estavam desaparecidas.

Ouça o diálogo entre o comandante e a capitania dos portos (em italiano):

O presidente da empresa operadora do navio responsabilizou Schettino, de 52 anos, pelo acidente, afirmando que ele foi provocado por erro humano.

Veja também:linkEmpresa culpa comandante pelo naufrágiolink'Nos deram 50 euros e não deram informações', diz repórter do 'Estado' que estava a bordosom ESTADÃO ESPN: Passageiros brasileiros do Costa Concordia já foram resgatados, confirma embaixadorvideo VÍDEO: Passageiro registra o pânico durante resgate Schettino foi detido pela polícia italiana no sábado para interrogatório e pode ser indiciado por homicídios e por abandonar o navio. 'Quer ir para casa?' De acordo com os relatos publicados pela imprensa italiana, em uma conversa com a guarda costeira várias horas após o navio se chocar com a rocha que provocou seu naufrágio, Schettino dá respostas evasivas, sugerindo que não estava no controle da retirada dos ocupantes do navio. "O que você está fazendo? Está abandonando o resgate? Capitão, isto é uma ordem, estou no comando agora. Você declarou 'abandonar o navio'", afirma o oficial da guarda-costeira a Schettino em determinado momento da conversa. Ao ouvir do oficial que já havia corpos de mortos encontrados, Schettino pergunta quantos e ouve como resposta: "Isso é para você me dizer. O que você está fazendo? Quer ir para casa?", questiona o interlocutor. Ainda segundo as gravações obtidas pela imprensa italiana, o choque do navio com a rocha teria ocorrido às 21h45 (18h45 de Brasília), mas o capitão somente teria declarado problemas com a embarcação 49 minutos depois. O primeiro alarme recebido pela guarda costeira teria vindo com a chamada de um passageiro do navio, às 22h06. A guarda-costeira contactou então a tripulação do navio, mas foi informada que havia apenas um problema elétrico. Em uma entrevista à TV italiana no domingo, Schettino havia afirmado ter sido o último a deixar o navio e disse que as cartas náuticas não indicavam a presença de rochas no local do acidente. Schettino, que trabalha para a Costa Crociere há 11 anos, se tornou capitão em 2006.   BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.