Casa Branca monta lista de candidatos ao banco central

A administração do presidente Barack Obama começou discretamente a montar uma lista de potenciais candidatos para substituir Ben Bernanke na presidência do Federal Reserve, o banco central dos EUA. Segundo fontes com conhecimento do assunto afirmaram ao Wall Street Journal, o secretário do Tesouro, Jacob Lew, está elaborando essa lista, com a ajuda de altas autoridades do governo.

AE, Agência Estado

27 Junho 2013 | 17h17

O mandato de Bernanke termina no dia 31 de janeiro do ano que vem e Obama poderia pedir que ele permanecesse no cargo por um terceiro mandato, mas amigos do banqueiro central dizem que ele não deseja ficar no posto. Segundo as fontes ouvidas pelo WSJ, assessores de Obama já começaram a conversar com o Senado sobre a escolha do novo presidente do Fed. "Eles indicaram que estão trabalhando para nomear alguém a tempo, para que nós possamos fazer as análises necessárias", disse um funcionário do Senado.

As pessoas com conhecimento do assunto não quiseram divulgar o nome de nenhum potencial candidato, mas dizem que não existem favoritos e é uma disputa em aberto. A Casa Branca ainda está na fase inicial do processo e não vai anunciar nenhum resultado antes do outono (no Hemisfério Norte, que começa em setembro). Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
EUABernankeBC

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.