Casa Branca: Obama falou hoje com Putin sobre Ucrânia

Obama reiterou sua "profunda preocupação com o aumento do apoio da Rússia aos separatistas na Ucrânia" e disse a Putin que prefere resolver a crise diplomaticamente

Estadão Conteúdo

01 de agosto de 2014 | 19h21

O presidente dos EUA, Barack Obama falou hoje com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a crise ma Ucrânia e as acusações americanas de que Moscou violou o acordo de controle de armas, segundo comunicado feito pela Casa Branca.

Obama reiterou sua "profunda preocupação com o aumento do apoio da Rússia aos separatistas na Ucrânia" e disse a Putin que prefere resolver a crise diplomaticamente.

"O presidente também reiterou suas preocupações quanto ao cumprimento por parte da Rússia de suas obrigações no Tratado INF", disse a Casa Branca, referindo-se a um acordo entre os países sobre a eliminação de mísseis de médio e curto alcance.

Essa foi a primeira ligação telefônica entre os dois líderes desde a conversa realizada no dia em que o avião da Malaysia Airlines foi derrubado no leste da Ucrânia.

A conversa ocorreu apenas poucos dias após os EUA e a União Europeia endureceu suas sanções à Rússia, focando em setores estratégicos de sua economia.

A Casa Branca disse que Obama e Putin "concordaram em manter abertos seus canais de comunicação." Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
EUARússiaObamaPutin

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.