Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Casa Rosada prepara cerimônia de posse de Cristina Kirchner

Presidente da Argentina, reeleita em outubro, inicia novo mandato no próximo sábado

Marina Guimarães - Agência Estado

05 de dezembro de 2011 | 15h32

BUENOS AIRES - O cerimonial da Casa Rosada, sede do governo argentino, dá início nesta segunda-feira, 5, aos primeiros contatos com a Diretoria de Protocolo do Senado para discutir detalhes da cerimônia de posse da presidente Cristina Kirchner, reeleita no dia 23 de outubro para um novo mandato de quatro anos.

 

A sessão especial do Congresso para a posse de Cristina, no sábado, terá início às 12h30 (horário de Brasília). A previsão de chegada da presidente à sede do Legislativo é às 12h45, 15 minutos antes do início do juramento. Para a solenidade foram convidados parlamentares, políticos e chefes de Estado. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, já confirmou presença.

 

Pela Constituição, Cristina não poderá concorrer a um terceiro mandato, mas há uma série de especulações sobre manobras de reforma Constitucional para abrir essa possibilidade. A presidente, no entanto, negou intenção de concorrer em 2015.

 

A praça do Congresso será preparada para receber o público e os militantes políticos com um telão que transmitirá o discurso presidencial. Por volta das 14 horas, após o juramento de Cristina e do vice, Amado Boudou, ambos se dirigirão à Casa Rosada.

 

No trajeto, a presidente e o vice vão cumprimentar os militantes. Às 15 horas, ambos vão receber os cumprimentos das delegações estrangeiras e, logo depois, às 16 horas, Cristina dará posse aos ministros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.