Catalunha antecipará eleições em 25/nov ou 02/dez

O presidente da região autônoma da Catalunha, Artur Mas, planeja convocar eleições antecipadas em 25 de novembro ou 2 de dezembro depois de o governo central da Espanha rejeitar um pedido para que a região tivesse mais autonomia fiscal, informou a agência de notícias estatal espanhola EFE.

AE, Agência Estado

25 de setembro de 2012 | 11h53

Mas, que está no poder em Barcelona desde 2010, se reuniu com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, na semana passada em Madri e, em seguida à reunião, afirmou que Rajoy não resolveu as preocupações da Catalunha. A região, que tem uma das economias mais fortes da Espanha, acredita que fornece mais recursos para outras regiões espanholas do que deveria.

A Catalunha, que sedia um forte movimento pró-independência, também é a região mais endividada do país. Analistas disseram que a convocação de eleições antecipadas - que não iriam acontecer antes de 2014 - pode ser vista como uma tentativa de fazer mais pressão sobre Rajoy, já que provavelmente isso vai garantir uma ampla maioria para o partido nacionalista de Mas. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.