PUBLICIDADE

Celebridades assinam petição por Assange

O dissidente chinês Ai Weiwei e o cineasta mexicano Alfonso Cuarón são algumas das celebridades que assinaram um documento pedindo às autoridades que deixem o fundador do Wikileaks sair livremente da Embaixada do Equador em Londres

Atualização:

O dissidente chinês Ai Weiwei e o cineasta mexicano Alfonso Cuarón são algumas das celebridades que assinaram um documento pedindo às autoridades que deixem o fundador do Wikileaks, Julian Assange, sair livremente.

No total, 500 pessoas assinaram o texto, divulgado nesta terça-feira, e dirigido ao Reino Unido e à Suécia, ese ampara na resolução de um papel judicial da ONU, que concluiu que Assange está detido "arbitrariamente" na embaixada do Equador em Londres.

Assange concede entrevista na embaixada do Equador em Londres em agosto de 2014 Foto: REUTERS/John Stillwell/Pool

PUBLICIDADE

O australiano buscou refúgio na representação diplomática há quatro anos, quando esgotou todos os recursos legais para evitar sua extradição à Suécia, que exige sua presença para interrogá-lo como suspeito de estupro.

"Pedimos à Suécia e ao Reino Unido que respeitem a natureza vinculante dos acordos de direitos humanos nos quais se baseia a decisão" da ONU, diz a petição, difundida pelos porta-vozes de Assange.

Além dos citados, entre os signatários estão a estilista britânica Vivienne Westwood, o cineasta americano Oliver Stone, a jornalista mexicana Carmen Arístegui, o cantor cubano Silvio Rodríguez e a romancista indiana Arundhati Roy. / AFP 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.