Centro-esquerda venceu eleição eslovaca, diz pesquisa

O partido de centro-esquerda da Eslováquia, o Smer, venceu as eleições parlamentares deste sábado, indica uma pesquisa de boca-de-urna. O partido baseou sua plataforma eleitoral no aumento dos impostos para as grandes empresas e pessoas que ganham salários mais altos. A boca-de-urna feita pela TV Markiza indica que o Smer pode ter conquistado 69 cadeiras no Parlamento de 150, o que indica que precisará formar uma coalizão de governo com partidos pequenos. "Vamos esperar os resultados finais", disse o líder do Smer, o ex-primeiro-ministro Robert Fico. "A Eslováquia precisa de uma coalizão de governo forte", afirmou.

ANDRÉ LACHINI, Agência Estado

10 de março de 2012 | 19h47

Fico, que governou o país entre 2006 e 2010, critica a política de equilíbrio do orçamento do atual governo centrista. Mesmo assim, promete que a Eslováquia, que desde 2009 usa o euro como moeda, respeitará as regras da União Europeia para reduzir o déficit do orçamento, que atualmente é de 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB), para menos de 3%.

A boca-de-urna da TV Markiza entrevistou 10 mil pessoas. Os resultados finais serão divulgados no domingo. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Eslováquiaeleiçãopesquisaeuro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.