Cerca de 125 baleias morrem em praias da Nova Zelândia

Cerca de 125 baleias pilotos morreram na Nova Zelândia após encalharem em praias do país no final de semana. Turistas e funcionários de proteção aos animais conseguiram levar outras 43 de volta ao mar. As equipes de resgate monitoraram as sobreviventes enquanto elas se distanciavam da praia de Colville, na península de Coromandel, norte da ilha. Na manhã de hoje, havia relatos que de elas estavam em alto mar.

AE-AP, Agencia Estado

28 de dezembro de 2009 | 13h13

Funcionários do Departamento de Conservação e centenas de voluntários ajudaram a levar as 43 baleias para o mar. Os voluntários cobriam os mamíferos encalhados com tecidos e os mantiveram molhados durante o dia.

"Cerca de 63 baleias piloto encalharam, mas parece bom que 43 tenham sobrevivido", disse o policial do Departamento de Conservação, Steve Bolten. Ele disse que uma das baleias devia estar doente ou os sonares delas podem tê-las levado a um local raso de onde elas não conseguiram sair.

Além disso, na Ilha do Sul, 105 baleias piloto de longas barbatanas que encalharam morreram no sábado, informaram funcionários de proteção aos animais. O gerente do programa de biodiversidade de Golden Bay, Hans Stoffregen, disse que elas foram descobertas pelo piloto de um avião e que apenas 30 delas estavam vivas quando os funcionários chegaram.

"O estado delas era muito ruim. Quando chegamos ao local, dois terços já tinham morrido. Tivemos de praticar eutanásia nas restantes", disse ele. As baleias estavam fora da água havia muito tempo. "Tem feito bastante calor e elas estavam muito esgotadas. Você podia ver a dor e o sofrimento em seus olhos", disse ele ao jornal "Southland Times".

Como o local é parte de uma reserva natural, as carcaças das 105 baleias foram deixadas para se decomporem onde encalharam, disse Stoffregen. Um grande número de baleias encalha nas praias da Nova Zelândia a cada verão quando deixam as águas do continente antártico a caminho para locais de procriação. Os cientistas ainda não conseguiram explicar por que as baleias encalham.

Tudo o que sabemos sobre:
baleiasencalhadasNova Zelândia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.