Cerca de 50% dos presos têm menos de 18 anos

Entre os saqueadores está uma menina de apenas 11 anos e um garoto de 12

Andrei Netto, O Estado de S.Paulo

12 de agosto de 2011 | 00h00

LONDRES - Uma menina de 11 anos e um garoto de 12 estão entre os saqueadores que atacaram lojas das principais cidades da Grã-Bretanha desde o sábado. A participação de menores nas revoltas, depredações e incêndios já era conhecida das autoridades, mas ontem a dimensão do problema veio a público: cerca de 50% dos jovens presos em Londres têm menos de 18 anos, segundo dados da Scotland Yard.

 

Veja também:

video VÍDEO: Polícia faz batidas em busca de suspeitos

blog RADAR GLOBAL: Conte-nos sua história

mais imagens GALERIA: Veja imagens da violência

Um balanço divulgado ontem pela polícia indicou que mais de mil pessoas já haviam sido detidas somente na capital e 464 seriam levadas à Justiça nos próximos dias. Prisões em massa também ocorrem em Liverpool, Manchester e Birmingham, onde ocorreram violentos distúrbios entre o domingo e a madrugada de quarta-feira. Em toda a Grã-Bretanha, o número de detidos na onda de violência passa de 1,4 mil.

A menina de 11 anos foi presa na cidade de Nottingham e o menino de 12, em Manchester. Os nomes de ambos não foram divulgados pelas autoridades. A pré-adolescente reconheceu ter participado das revoltas quebrando janelas de uma loja de roupas. Ela será acompanhada por serviços sociais durante nove meses.

A menina não sofrerá nenhuma pena caso não cometa novos crimes no período de acompanhamento. O menino de 11 anos compareceu à Justiça de Manchester também por ter invadido uma loja. Ele deixou o prédio escondendo o rosto com um capuz diante da imprensa.

Ontem, seguiram os relatos de jovens roubando balas e doces de mercados. Um jovem malaio de 20 anos foi filmado sendo assaltado instantes após ter sido espancado em Londres.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.