PUBLICIDADE

Cerca de 700 pessoas são regatadas em Taiwan, dizem oficiais

Os sobreviventes chegaram a terreno elevado antes que as paredes de lama cobrissem suas casas

Por Reuters e AP
Atualização:

Cerca de 700 pessoas foram regatadas em duas vilas no sul de Taiwan por conta dos deslizamentos de barro e lama provocados pela passagem do tufão Morakot pela ilha. Segundo o oficial do Ministério da Defesa envolvido nas operações de resgate, número inclui ainda os moradores dos vilarejos de Shiao Lin e Namahsia. Os sobreviventes chegaram a terreno elevado antes que as paredes de lama cobrissem suas casas, disse Hu Jui-chou, oficial do exército envolvido nos resgates.

 

PUBLICIDADE

Helicópteros colocaram nesta terça-feira equipes de resgate em Shiao Lin, aldeia devastada do sul de Taiwan pessoas ficaram soterradas depois da passagem de um tufão, disseram autoridades. O sobrevivente Lee Chin-long, de 50 anos, disse ter visto horrorizado a entrada de enormes quantidades de lama que cobriram a maior parte da aldeia com cerca de mil moradores, agora isolada. "Eu estava vendo do andar de cima da minha casa. A montanha inteira pareceu desabar. Quando vi isso, comecei a correr", disse Lee, refugiado num abrigo da vizinha cidade de Cishan, que se tornou o epicentro das operações de resgate. "Quase todas as casas sumiram, exceto um par."

 

Nos últimos dias, mais de 80 pessoas morreram por causa do tufão Morakot e da tempestade tropical Etau, sendo 41 em Taiwan, 23 nas Filipinas, 13 no Japão e 6 na China, segundo autoridades desses países. Os prejuízos chegam a centenas de milhões de dólares. O Morakot provocou chuvas fortes, deslizamentos, transbordamentos de rios e inundações de lavouras em toda a ilha. Um hotel de seis andares foi arrastado para um rio.

 

 

O Exército de Taiwan resgatou cerca de 300 pessoas. Ao mesmo tempo, um helicóptero que participava das operações de resgate bateu em uma montanha. O aparelho levava três pessoas a bordo. Chen Chung-hsien, um encarregado das operações de resgate, disse desconhecer se as pessoas a bordo do helicóptero sobreviveram ou não à colisão, ocorrida no condado de Pingtung. "Ainda estamos no local verificando", disse um funcionário. O tráfego terrestre está interrompido por causa dos danos em estradas e pontes.

 

Depois de castigar Taiwan, o Morakot rumou para a China continental, onde 1,4 milhão de pessoas foram retiradas de áreas costeiras. As fortes chuvas provocaram um imenso deslizamento de terra no qual sete prédios de três andares no sopé de uma montanha em Pengxi foram arrastados pela enxurrada, informou a agência de notícias Xinhua.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.