Chanceler da UE visita o Egito na próxima semana

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, visitará o Egito na próxima terça-feira, segundo informou um porta-voz da chanceler à France Presse. Um dia antes, ministros das Relações Exteriores de países do bloco europeu irão discutir se congelam os ativos de ex-funcionários do governo egípcio.

AE, Agência Estado

16 de fevereiro de 2011 | 12h21

Ashton "irá ao Egito na terça-feira, ela foi convidada", por autoridades egípcias, disse o porta-voz. Inicialmente, o governo do Cairo havia bloqueado as tentativas dela de visitar o país depois de passar pela Tunísia. Ashton tem aval dos líderes dos 27 membros do bloco para tentar fortalecer a democracia no norte africano, enquanto busca oportunidades de investimento para as nações europeias.

Os governos da UE avaliam os pedidos do Egito para congelar os ativos de membros do regime do ex-presidente Hosni Mubarak, que renunciou na sexta-feira. A França já declarou que pode fortalecer as regras para evitar lavagem de dinheiro. Entre as pessoas que teriam os bens congelados estão cinco parlamentares e ex-ministros e dois de seus assessores. Novos nomes podem ser acrescentados à lista.

A França pediu aos operadores financeiros que prestem "especial atenção" e apliquem "medidas extras de vigilância" diante de ativos egípcios suspeitos. Os Estados Unidos também estudam tomar medidas similares, após a Suíça congelar ativos na sexta-feira, horas após o fim do regime de Mubarak. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EgitoUEchancelervisita

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.