Chanceler do Irã cancela reunião com Catherine Ashton

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, cancelou uma reunião programada para esta segunda-feira com a chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, informou a agência de notícias oficial do Irã, Fars, nesta segunda-feira. Zarif lidera a equipe iraniana de negociação sobre o programa nuclear do país. A Fars atribuiu o cancelamento a reuniões realizadas por Catherine com ativistas da oposição durante a sua visita ao Irã este mês.

AE, Agência Estado

17 de março de 2014 | 16h17

Segundo a agência, o cancelamento da reunião, em forma de jantar, que seria realizada hoje em Viena, na Áustria, tinha como objetivo protestar contra as reuniões promovidas por Catherine em Teerã, uma referência ao encontro com ativistas feministas da oposição condenadas por provocar distúrbios após a disputada eleição de 2009, incluindo Nasrin Sotoudeh. A Fars não deu mais detalhes sobre o cancelamento.

Mais cedo, o encarregado de segurança nuclear da Organização de Energia Atômica do Irã, Asghar Zarean, disse que uma suposta tentativa de sabotar uma das instalações nucleares de Teerã envolvia agências de inteligência estrangeiras, que teriam adulterado bombas importadas.

Zarean se referia às alegações sobre o reator nuclear de água pesada em Arak, no centro do país. Teerã acusa Israel, os EUA e os seus aliados de minar o programa nuclear do Irã por meio de operações secretas. Ele afirmou que os adversários do país regularmente engendram vendas de equipamentos com defeito e ataques com vírus de computador. Zaren salientou, em comentários veiculados no site de uma rede de TV que o empreiteiro que vendeu as bombas ao governo não sabia que elas não funcionavam. Ele não disse o nome do empreiteiro. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
irãnuclearreuniãoashtonuezarif

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.