Chávez dá início à campanha nas ruas e na TV

A campanha presidencial venezuelana começou oficialmente no domingo, nas ruas, na televisão e na internet. O presidente Hugo Chávez participou de uma carreata no Estado de Carabobo. Nas redes sociais, a campanha do líder bolivariano que, segundo a imprensa venezuelana, foi planejada pela equipe do marqueteiro brasileiro João Santana, lançou o primeiro vídeo da corrida eleitoral.

CARACAS, O Estado de S.Paulo

03 de julho de 2012 | 03h02

Nos moldes das peças produzidas nas campanhas vitoriosas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e Dilma Rousseff, em 2010, o vídeo mostra cenas do cotidiano venezuelano, com um jingle de campanha feito com base no grito popular chavista "Uh! Ah! Chávez não se vá!". Em tom triunfal astral, a canção exalta as realizações do "governo bolivariano", como a redução da pobreza e a "conquista da independência" do país. A canção também pode ser baixada como ringtone para celular.

No primeiro ato de campanha, Chávez fez uma carreata de Mariara, em Carabobo, até Maracay, no Estado de Aragua, onde fica a base na qual serviu como paraquedista do Exército.

Após a carreata, o líder fez um discurso para a multidão que o acompanhou no qual também exaltou a redução da pobreza como seu principal trunfo eleitoral. "Depois dos anos de revolução bolivariana, sobretudo os últimos seis, pudemos reduzir a pobreza. Ela caiu pela metade e hoje está em cerca de 25%", declarou . "Nossa batalha é dura. Até 2019, temos de levar essa pobreza a zero. Não existirá pobreza nem miséria." / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.