Desmond Boylan/Reuters
Desmond Boylan/Reuters

Chávez está muito melhor, diz Fidel Castro

Líder cubano diz receber atualizações diárias sobre o estado de saúde do companheiro venezuelano

estadão.com.br,

04 de fevereiro de 2013 | 14h39

(Texto atualizado às 18h15) HAVANA - O líder revolucionário cubano Fidel Castro disse que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está "muito melhor" após ser submetido à quarta cirurgia de câncer contra um câncer feita há quase dois meses em Havana, afirmou nesta segunda-feira o jornal Granma, do Partido Comunista.

Fidel afirmou que recebe atualizações diárias sobre a condição de Chávez, principal aliado da ilha comunista. Ele acrescentou que tem sido uma luta difícil para o líder venezuelano, mas diz que ele está melhorando. "Ele está muito melhor, se recuperando. Tem sido uma dura luta, mas ele está melhorando", afirmou Fidel, segundo o jornal. "Temos que curá-lo. Chávez é muito importante para esse país e para América Latina."

Chávez, de 58 anos, está batalhando contra um câncer na região pélvica desde junho de 2011. Ele já foi submetido a quatro cirurgias relacionadas ao câncer em Cuba, a última com duração de seis horas em 11 de dezembro, em Havana.

O venezuelano não é visto ou ouvido em público desde sua cirurgia. As autoridades não revelaram detalhes de seu câncer, apenas disseram que estava na região pélvica.

Os comentários de Fidel sobre a condição de Chávez condizem com comunicados públicos cada vez mais positivos pelas autoridades venezuelas, mas o líder não é visto nem ouvido publicamente desde a cirurgia.

Fidel falou com a imprensa estatal cubana no domingo, quando fez uma aparição em um posto eleitoral em Havana para votar nas eleições parlamentares. Fidel governou Cuba por 49 anos após assumir o poder na revolução de 1959, e tem enfrentado problemas de saúde desde que foi submetido a um procedimento cirúrgico de emergência por uma hemorragia intestinal em julho de 2006.

Ele renunciou à Presidência em fevereiro de 2008 e foi substituído por seu irmão mais novo, Raúl Castro. Fidel ainda se encontra ocasionalmente com líderes que visitam Cuba e tem um papel nos bastidores do governo, mas raramente aparece em público.  

Com informações da Associated Press e da Reuters

Tudo o que sabemos sobre:
Hugo ChávezFidel CastroVenezuelaCuba

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.