Chávez proíbe novela com cão 'Huguito'

De acordo com o governo, nome do animal na novela 'Chepe Fortuna' é um insulto ao povo venezuelano

, O Estado de S.Paulo

19 de janeiro de 2011 | 00h00

O governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, exigiu que uma emissora de TV privada deixe de exibir uma telenovela colombiana na qual há um cão chamado "Huguito". Segundo Caracas, o personagem insulta o povo venezuelano.

A novela Chepe Fortuna também tem uma personagem que é uma secretária fofoqueira chamada Venezuela. Em um episódio, Venezuela perde seu cãozinho Huguito e uma amiga a consola: "Você vai se libertar, Venezuela!"

"Venezuela é repetidamente ligada ao crime, à ingerência e à vulgaridade, numa manipulação descarada que pretende desmoralizar o povo venezuelano", disse a Conatel, o órgão estatal que regulamenta as telecomunicações. Na semana passada, a TV Televen deixou de exibir a atração. A novela foi censurada num momento em que os dois países retomam as relações diplomáticas. Críticos dizem que Chávez reprime a liberdade da mídia em seu país. Mas o presidente e seus partidários dizem que as críticas e sátiras ao governo são provas da pluralidade supostamente existente./ REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.