16 de novembro de 2017 | 12h39
HAIA, HOLANDA- A ex-procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz denunciou nesta quinta-feira, 17, o presidente Nicolás Maduro e vários de seus ministros ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, por crimes contra a humanidade.
+O calote da Venezuela é apenas uma questão de tempo
Segundo ela, o governo chavista promoveu nos últimos dois anos um ataque sistemático contra a população civil, marcado por assassinatos, torturas e prisões políticas.
Segundo Ortega, foram entregues documentos médicos, forenses e depoimentos que comprovariam os crimes. No total, ainda de acordo com ela, são mais de mil documentos probatórios.
Entre janeiro de 2015 e junho deste ano, mais de 8 mil pessoas foram detidas de maneira arbitrária, informou Ortega. “Tivemos de recorrer a essa instância internacional porque não há Justiça na Venezuela”, disse ela.
+Venezuela renegocia dívida de US$ 3 bilhões com a Rússia e ganha fôlego
Além de Maduro foram denunciados os ministros da Defesa, Vladimir Padrino, da Justiça, Nestor Reverol, o chefe do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), Gustavo López, e o governador de Caracas, Antonio Torres.
O governo venezuelano ainda não se manifestou sobre as acusações. /EFE
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.