Chefe de agência de saúde dos EUA contradiz Trump e diz que pandemia não está ‘nem perto do fim’

Diretor do CDC também expressou o temor de que o novo membro escolhido por Trump para a força-tarefa contra o coronavírus esteja compartilhando informações imprecisas com o presidente

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - O chefe de uma das maiores agências de saúde do governo dos Estados Unidos fez uma avaliação sombria da pandemia de coronavírus que contradiz à do presidente Donald Trump, dizendo que “não estamos nem perto do fim”, noticiou a rede NBC News nesta segunda-feira, 28.

PUBLICIDADE

Robert Redfield, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), que tem sido repreendido por Trump devido a avaliações menos otimistas sobre a recuperação do coronavírus, também expressou o temor de que o novo membro escolhido por Trump para a força-tarefa contra o coronavírus, doutor Scott Atlas, esteja compartilhando informações imprecisas com o presidente.

“Tudo que ele diz é falso”, disse Redfield em um telefonema de sexta-feira em um avião que ia de Atlanta a Washington, relatou a NBC.  Mais tarde, Redfield disse à emissora que a ameaça da pandemia de coronavírus está longe do fim, contradizendo a afirmação de Trump, que buscará a reeleição em 3 de novembro, de que o país está “dobrando a curva”. “Não estamos nem perto do fim”, alertou Redfield.

O diretor do CDC, Robert Redfield, fala a uma comissão do Senado americano Foto: Alex Edelman/Pool via Reuters

Trump refutou publicamente um depoimento dado por Redfield ao Congresso no início deste mês no qual ele debateu quando uma vacina poderia ser disponibilizada amplamente, rotulando-o de “confuso”. 

O presidente, que relutou em exortar os americanos a usarem máscaras até recentemente, também criticou Redfield por dizer que usá-las pode ser tão eficiente quanto uma vacina. 

O diretor do CDC deixou sua posição clara. "Se cada um de nós o fizesse, esta pandemia acabaria entre 8 a 12 semanas”, disse ele à NBC. O CDC não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre as declarações noticiadas de Redfield.

Atlas é um neurorradiologista sem experiência com doenças infecciosas, cujas opiniões sobre a maneira de combater a pandemia de coronavírus foram repudiadas por seus pares da escola médica da Universidade de Stanford./REUTERS

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.