China anuncia pacto com Vietnã em disputa marítima

O governo chinês anunciou hoje que chegou a um acordo com o Vietnã para resolver, por meio de negociações, uma disputa territorial no Mar do Sul da China. O Ministério de Relações Exteriores chinês disse que os países concordaram em resolver a disputa "através de negociações e consultas pacíficas e amigáveis", segundo a agência oficial de notícias Xinhua.

AE, Agência Estado

26 de junho de 2011 | 16h51

Enquanto isso, manifestantes saíram às ruas da capital vietnamita, Hanói, pela quarta semana consecutiva para protestar contra o país vizinho.

O Vietnã acusa navios chineses de atrapalharem pesquisas de exploração de petróleo em águas territoriais vietnamitas. A China, por sua vez, diz que o Vietnã invadiu suas águas na região das ilhas Spratly - reivindicada pelos dois países -, colocando em perigo pescadores chineses.

A região das ilhas Spratly e Paracel, potencialmente rica em petróleo, sempre foi objeto de disputa entre China, Vietnã e outros países asiáticos. A disputa atual, porém, se tornou mais hostil, com ambos os lados anunciando exercícios navais com uso de munição real.

Os Estados Unidos consideram essas rotas marítimas de importância estratégica, mas a China pediu nesta semana que o país não se envolva na questão. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaVietnãdisputamarítimaacordo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.