AFP PHOTO / KCNA
AFP PHOTO / KCNA

China anuncia que testou novo míssil perto da península coreana

Ministério de Defesa chinês disse que ação serviu para testar ‘a capacidade operacional das forças armadas e a resposta eficaz às ameaças contra a segurança nacional’

O Estado de S.Paulo

09 Maio 2017 | 14h29

PEQUIM -  A China anunciou nesta terça-feira, 9, que testou recentemente um novo míssil no mar de Bohai, perto da península coreana, onde os testes nucleares norte-coreanos provocaram tensão internacional.

O teste nessa região, a noroeste do Mar Amarelo, serviu para "colocar à prova a capacidade operacional das forças armadas e a resposta eficaz às ameaças contra a segurança nacional", indicou o Ministério de Defesa chinês em um comunicado, no qual não divulgou detalhes sobre a data de lançamento.

Os EUA instalaram um escudo antimísseis no território sul-coreano ante as ameaças de Pyongyang, mas Pequim também se considera ameaçado por essa mobilização militar.

Na quarta-feira 3, a Força Aérea americana lançou um míssil balístico intercontinental desarmado de reforços da Califórnia ao Oceano Pacífico. O porta-voz do Comando de Ataque Global da Força Aérea, Joe Thomas, disse que se tratava de um teste de rotina e não envolvia uma demonstração de força. / AFP

Mais conteúdo sobre:
ChinaCoreia do Nortemíssil

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.