PUBLICIDADE

China bloqueia página do NYT após reportagem sobre fortuna da família de premiê

Revelação representa mais um golpe na imagem do Partido Comunista, já afetada pelo escândalo em torno de Bo Xilai

Por Cláudia Trevisan e correspondente em Pequim
Atualização:

PEQUIM - O acesso aos serviços em inglês e chinês do The New York Times foi bloqueado nesta sexta-feira, 26, na China, logo depois de o jornal divulgar reportagem segundo a qual a família do primeiro-ministro Wen Jiabao possui uma fortuna estimada em US$ 2,7 bilhões. Veja também:linkLíderes chineses têm poder quase ilimitado, diz comunistalinkDirigente chinês minimiza valor da democraciaforum CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOKFeita a duas semanas do congresso que definirá a futura liderança do país, a revelação representa mais um golpe na imagem do Partido Comunista, já afetada pelo escândalo em torno de Bo Xilai, o ex-dirigente de Chongqing acusado de corrupção e abuso de poder.

PUBLICIDADE

A reportagem do The New York Times é baseada em registros de companhias e agências reguladoras e identifica investimentos ou propriedades detidos por uma série de parentes de Wen Jiabao, incluindo a mulher, mãe, irmão, cunhado, cunhada, filho e filha. Na maioria dos casos, a identidade dos titulares dos investimentos não era óbvia, já que era realizada por outras empresas, algumas vezes controladas por entidades criadas no exterior.

A fortuna da família cresceu de maneira espetacular depois de 1998, quando Wen Jiabao se tornou vice-primeiro-ministro da China. Cinco anos mais tarde, ele assumiu o posto de primeiro-ministro, que entregará a seu sucessor em março de 2013.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.