
26 de maio de 2014 | 19h09
A retomada das atividades no local de testes nucleares da Coreia do Norte indicou que Pyongyang pode estar preparando seu quarto teste nuclear, em contravenção a sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).
Analistas deram a entender que a Coreia do Norte pode estar perto de produzir uma ogiva nuclear para instalá-la em um míssil, alarmando as potências regionais que há duas décadas vêm tentando conter o programa nuclear norte-coreano.
O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, teve reuniões com seu colega sul-coreano, Yun Byung-se, para discutir o programa nuclear de Pyongyang, assim como um visita próxima do presidente chinês, Xi Jinping, a Seul neste ano, relatou a chancelaria da Coreia do Sul.
“Os dois ministros concordaram em reforçar a cooperação com base na posição conjunta de que fazem objeção ao teste nuclear da Coreia do Norte e de que suas atividades nucleares recentes representam uma ameaça séria à paz e à estabilidade da península coreana e da região”, afirmou a pasta.
A China, maior aliada da Coreia do Norte, normalmente é bastante contida na sua opinião sobre o programa nuclear de Pyongyang, normalmente expressando o seu desejo de uma “península coreana” sem armas nucleares e cuidadosa para não parecer estar escolhendo lados.
(Reportagem de Jack Kim; reportagem adicional de David Brunnstrom, em Washington)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.