China e EUA concluem treinamento de socorro

Os militares da China e dos Estados Unidos concluíram nesta sexta-feira um treinamento de socorro para casos de desastres. O exercício é visto como uma tentativa de aumentar a relação de confiança entre as duas nações, uma vez que a tensão na região do Pacífico asiático vem crescendo nos últimos anos.

AE, Agência Estado

30 de novembro de 2012 | 10h13

Apesar de não ter sido uma operação completa, o exercício de dois dias consistiu na reunião de militares dos EUA e da China em frente a uma tela de vídeo para discutir como eles responderiam a um terremoto em um terceiro país. O treinamento foi realizado na base do Exército de Libertação do Povo, perto da cidade de Chengdu.

Embora essa tenha sido a oitava reunião para discutir socorro em caso de desastres, foi a primeira vez que os dois lados discutiram uma resposta conjunta. Os líderes militares descreveram a operação como um passo em direção à construção de familiaridade e confiança.

Washington e Pequim têm conversado sobre como melhorar a cooperação militar por mais de uma década, mas os desentendimentos sobre Taiwan e as disputas territoriais da Coreia do Norte e da China ainda permanecem como ameaças potenciais.

As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaEUAMilitar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.