PUBLICIDADE

China e EUA debatem calendário de negociações sobre guerra comercial

De acordo com anúncio do Ministério do Comércio da China, representantes de ambos os países conversaram por telefone

Atualização:

PEQUIM - Por telefone, negociadores da China e dos Estados Unidos discutiram nesta terça-feira, 8, um calendário de conversações para tentar pôr fim à guerra comercial entre ambos os países. As tratativas foram anunciadas pelo Ministério do Comércio da China.

Vice-primeiro ministro chinês, Liu He Foto: Mark Schiefelbein/Reuters

O diálogo desta terça envolveu o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, e o representante americano para o Comércio, Robert Lighthzer.

Steven Mnuchin, secretário do Tesouro americano Foto: Al Drago/The New York Times

PUBLICIDADE

O tema da conversa foi a “implementação do consenso” a que chegaram os presidentes Xi Jinping e Donald Trump no último encontro entre os mandatários, no dia 30 de novembro, durante a cúpula do g-20 em Buenos Aires.

Durante a reunião, os presidentes concordaram em conceder uma margem de 90 dias, até 1º de março, para chegar a um acordo antes de Washington ameaçar aumentar as tarifas punitivas e os impostos sobre produtos exportados da China para os Estados Unidos.

A breve declaração do governo chinês indica que Liu e seus interlocutores discutiram "o calendário das próximas consultas econômicas e comerciais", sem especificar quando ou onde poderiam ocorrer.

O texto também não especifica se os negociadores vão abordar a questão sobre a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, presa no Canadá a pedido dos Estados Unidos. \ AFP