
02 Setembro 2011 | 11h27
O navio de 400 toneladas deixou a cidade de Guangzou, no sul da China, e seguiu para a ilha no Mar da China Meridional, relatou o ministério na quarta-feira no website do Escritório de Administração de Pesca da Província de Guangzou.
"Isso vai reforçar os esforços de aplicação da lei da pesca nas Ilhas Paracel, proteger a ordem de produção de pesca e a segurança dos pescadores, além de efetivamente proteger a soberania marítima e os interesses de pesca da China", disse Guo Jinfu, subsecretário do escritório.
O envio do navio acontece no momento em que o principal diplomata da China, o chanceler de Estado Dai Binguo, prepara-se para visitar o Vietnã a partir de segunda-feira.
Vietnã, China, Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan alegam domínio de alguns territórios de ilhas no Mar da China Meridional. A China alega dominar a maior área, que inclui a região de Paracel, composta por ilhas pequenas inabitadas, locais ricos para pesca e onde se acredita haver reservas significativas de petróleo e gás.
(Reportagem de Michael Martina)
Encontrou algum erro? Entre em contato