China envia navio de pesca para águas disputadas no sul

A China enviou um navio de reforço de pesca para as águas disputadas das Ilhas Paracel, informou uma agência do Ministério da Agricultura do país, em uma ação que provavelmente alimentará tensões com o rival Vietnã dias antes do chanceler chinês visitar Hanói.

REUTERS

02 Setembro 2011 | 11h27

O navio de 400 toneladas deixou a cidade de Guangzou, no sul da China, e seguiu para a ilha no Mar da China Meridional, relatou o ministério na quarta-feira no website do Escritório de Administração de Pesca da Província de Guangzou.

"Isso vai reforçar os esforços de aplicação da lei da pesca nas Ilhas Paracel, proteger a ordem de produção de pesca e a segurança dos pescadores, além de efetivamente proteger a soberania marítima e os interesses de pesca da China", disse Guo Jinfu, subsecretário do escritório.

O envio do navio acontece no momento em que o principal diplomata da China, o chanceler de Estado Dai Binguo, prepara-se para visitar o Vietnã a partir de segunda-feira.

Vietnã, China, Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan alegam domínio de alguns territórios de ilhas no Mar da China Meridional. A China alega dominar a maior área, que inclui a região de Paracel, composta por ilhas pequenas inabitadas, locais ricos para pesca e onde se acredita haver reservas significativas de petróleo e gás.

(Reportagem de Michael Martina)

Mais conteúdo sobre:
CHINANAVIODISPUTA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.