China evacua 20 mil pessoas com aproximação de tufão

A China evacuou mais de 20 mil pessoas e chamou de volta aos portos cerca de 30 mil barcos, ao mesmo tempo em que o país se prepara para a chegada do Tufão Morakot, informou a agência de notícias estatal Xinhua nesta sexta-feira.

AE-AP-DOW JONES, Agencia Estado

07 de agosto de 2009 | 03h41

Um total de 21.190 pessoas foram evacuadas de suas casas na província de Fujian, no sudeste do país, que deve ser atingida pelo furacão no sábado à noite.

O órgão de controle de enchentes e de ajuda às vítimas de estiagem da província disse que o governo ordenou que 34 mil navios procurassem abrigo nos portos ao longo da costa de Fujian. A administração da província também enviou 8,4 milhões de mensagens por celular, alertando a população sobre a aproximação do tufão, de acordo com a agência.

Ondas de até seis metros atingiram hoje a zona costeira, e o observatório meteorológico disse que elas poderiam chegar a nove metros de altura como a chegada do Morakot.

Em Taiwan, os mercados financeiros foram fechados e os voos cancelados na província de Fujian, com a chegada do tufão na ilha, provocando ventos e chuvas fortes.

Tudo o que sabemos sobre:
Chinatufão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.