China inicia manobras navais em região disputada

A Marinha chinesa iniciou nesta segunda-feira uma série de manobras navais no Mar do Sul da China, região cuja soberania é reivindicada total ou parcialmente por Filipinas, Taiwan, Vietnã, Malásia e Brunei, além da própria China.

AE, Agência Estado

20 de janeiro de 2014 | 12h33

Dois destróieres e o maior veículo anfíbio da Marinha chinesa deixaram hoje uma base naval na ilha de Hainan, informa a agência estatal de notícias Xinhua. As embarcações também transportam três helicópteros e uma companhia de fuzileiros navais.

As manobras navais serão concentradas em "missões integradas de combate" envolverão navios, submarinos e aviões, declarou o comandante Jiang Weilie à Xinhua, numa indicação de que os exercícios militares devem ser expandidos nos próximos dias.

A China tem agido de maneira assertiva em sua reivindicação de quase todas as águas do Mar do Sul da China, assim como das formações insulares da região. A Marinha chinesa realiza patrulhas constantes na área e exige que outros países peçam autorização para pescar na região. Fonte: Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.