17 de junho de 2012 | 03h04
A nave Shenzhou-9 partiu às 18h37 de ontem da base de lançamento Jiuquan, no deserto de Gobi, noroeste do país. O módulo espacial Tiangong-1, ao qual a Shenzhou-9 vai se acoplar, ficará em órbita durante dois anos, durante os quais será usado no treinamento de manobras necessárias para a construção da estação espacial. Depois de Rússia e Estados Unidos, a China foi o terceiro país do mundo a enviar um astronauta ao espaço, em 2003.
A astronauta Liu é acompanhada do veterano astronauta Jing Haipeng, 45, e de outro estreante, Liu Wang, 43. Todos são pilotos e oficiais do Exército de Libertação Popular.
Terceira potência espacial do mundo, a China é o país que avança mais rapidamente em suas ambições de conquista do espaço, cujo objetivo final é enviar astronautas à Lua por volta de 2025. A China não participa da Estação Espacial Internacional por divergências com os EUA e decidiu construir sua própria estrutura.
Major do Exército de Libertação Popular, Liu tem 33 anos e 1.680 horas de voo. Ela foi recrutada como candidata a astronauta em 2010. Há três meses, ficou entre seis finalistas e seu nome só foi divulgado na sexta-feira. Na infância, quis ser motorista de ônibus e, depois, advogada. Suas expectativas mudaram quando visitou uma unidade do Exército de Libertação Popular. Decidiu que queria ser piloto.
Liu é casada, mas não tem filhos, o que contraria informação anterior divulgada pela imprensa oficial chinesa, segundo a qual a maternidade seria uma dos critérios para seleção da primeira astronauta chinesa. A imprensa estatal também afirmou que as candidatas não podiam ter cheiro nem mau hálito. Em entrevista à rede oficial CCTV, Liu disse que discutirá com o marido a possibilidade de ter filhos depois de voltar da missão. "Amo crianças e a vida. Ser uma dona de casa e passar tempo com a família é um tipo de felicidade, mas ser uma astronauta talvez seja um outro tipo de felicidade, que nem todo mundo pode ter."
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.