China parabeniza Kim Jong-il por reeleição

Hu disse que a China seguirá consolidando "a amizade e cooperação" que une os dois países

PUBLICIDADE

Atualização:

O presidente da China, Hu Jintao, parabenizou o líder norte-coreano, Kim Jong-il, por sua reeleição como chefe de Estado do regime comunista da Coreia do Norte, informou a agência estatal norte-coreana "KCNA".

 

PUBLICIDADE

"A reeleição de Kim Jong-il como presidente da Comissão Nacional de Defesa mostra o sincero apoio e a grande confiança do povo norte-coreano nele", transmitiu Hu em sua mensagem, de acordo com a "KCNA".

 

Hu disse que a China seguirá consolidando "a amizade e cooperação" que une os dois países, por ocasião das celebrações do 60º aniversário do início de relações bilaterais entre Pequim e Pyongyang.

 

A recém constituída Assembleia Popular Suprema (Parlamento) da Coreia do Norte reelegeu nesta quinta-feira Kim Jong-il como principal responsável militar do país comunista, após o lançamento de um foguete de longo alcance criticado por Seul, Tóquio e Washington.

 

Kim, de 67 anos, foi reeleito para liderar o regime comunista pelo novo Parlamento, formado após o pleito realizado há um mês que escolheu mais de 600 legisladores.

 

A imprensa sul-coreana especula que Pyongyang lançou seu polêmico foguete antes da sessão inaugural do Parlamento para utilizá-lo como propaganda e reforçar a liderança de Kim, após as especulações sobre seu estado de saúde.