China: Xi será empossado presidente em 5 de março

A China marcou a principal sessão legislativa do Congresso Nacional do Povo para 5 de março de 2013, quando o novo chefe do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, irá se tornar presidente do país ao longo de um encontro que se estenderá por duas semanas.

Agência Estado

28 de dezembro de 2012 | 17h17

A data para início da sessão do 12º Congresso Nacional do Povo foi aprovada numa reunião realizada hoje pelo Comitê Permanente, informou a agencia oficial chinesa Xinhua.

O anúncio surge após o Partido Comunista ter escolhido, em novembro, o atual vice-presidente Xi para assumir o comando do partido em substituição ao atual presidente chinês, Hu Jintao. Esse foi o primeiro passo na transição rigidamente coreografada das lideranças chinesas, que prevê primeiro a mudança dos líderes do partido com posições de Estado, incluindo o presidente, o primeiro-ministro e outros postos-chave, preenchidos pelo Congresso Nacional do Povo vários meses depois.

Durante a sessão do Congresso, Xi deverá ser apontado formalmente como presidente da China, enquanto Li Keqiang, outro dos principais líderes do partido, deverá substituir Wen Jiabao como primeiro-ministro chinês.

Segundo a agência Xinhua, a sessão legislativa do Congresso deverá se estender por cerca de duas semanas e também irá tratar de outros temas importantes, incluindo o esboço de um plano para o desenvolvimento econômico e social no próximo ano. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaXi Jinping

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.