Chinesa CNOOC conclui compra de canadense Nexen por US$15,1 bi

A estatal CNOOC concluiu a compra da companhia canadense de petróleo e gás Nexen por 15,1 bilhões de dólares, mais de sete meses após anunciar a maior aquisição já realizada por uma companhia chinesa no exterior.

Reuters

26 de fevereiro de 2013 | 07h33

A companhia canadense afirmou no final da segunda-feira que o negócio foi concluído e que cada acionista vai receber 27,50 dólares em dinheiro por ação da Nexen.

As ações preferenciais e ordinárias da Nexen sairão da bolsa de Toronto nos próximos dias. As ações ordinárias da empresa deverão deixar de serem negociadas em Nova York antes da abertura nesta terça-feira.

A aquisição, originalmente anunciada em 23 de julho, recebeu aprovação de autoridade canadenses em dezembro. No início deste mês, a operação passou pela Comissão de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos, que tinha que se manifestar por causa das operações de exploração e produção petrolífera no Golfo do México.

A compra dá à CNOOC novas áreas de exploração marítima no Mar do Norte, Golfo do México e no oeste da África, bem como ativos de produção no Oriente Médio e Canadá.

Tudo o que sabemos sobre:
CHINACNOOCNEXEN*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.