Chuvas de monção cobrem metade da Índia

As chuvas de monção avançaram e cobriram metade do território da Índia, chegando cinco dias depois do previsto. Mesmo assim, as chuvas trouxeram algum alívio para as principais regiões agrícolas.

AE, Agência Estado

20 de junho de 2014 | 01h33

O Departamento Meteorológico da Índia disse que as condições são favoráveis para que as chuvas avancem em partes dos Estados de Karnataka e Uttar Pradesh, ambas regiões produtoras de açúcar. Nos próximos dois dias, elas também devem progredir para os Estados de Madhya Pradesh e Maharashtra, importantes áreas produtoras de soja.

Normalmente, as chuvas chegam em Kerala, no sul do país, no início de junho e se espalham para o restante do país em meados de julho. Para esse ano, a previsão é de chuvas um pouco abaixo do comum, alcançando 93% da média. O departamento também prevê um impacto de fraco a moderado do El Niño entre o fim de julho e o início de agosto, o que pode reduzir o volume de precipitações.

As chuvas de monção oferecem uma irrigação fundamental para a agricultura, que emprega mais da metade da força de trabalho da Índia. O governo já começou a preparar um plano de contingência para o caso de as chuvas mais fracas afetarem a produção agrícola. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
Índiamonção

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.