Cidadãos franceses da América do Sul começam a votar

Os franceses que vivem no Brasil, Uruguai e Argentina já começaram a votar na eleição presidencial da França. A votação neste sábado (21) começou às 8 horas (horário local), 19 horas antes da abertura das urnas no território francês. No Rio de Janeiro, o posto de votação instalado no Consulado da França abriu suas portas poucos minutos antes das 8 horas e só encerrará as atividades às 18 horas, informou um diplomata francês. Segundo ele, é a primeira vez que os franceses que moram no exterior não votarão no mesmo dia.

AE, Agência Estado

21 de abril de 2012 | 09h53

Cerca de 15 mil eleitores estão inscritos no Brasil, um número que supera em 38% a cifra de registros da eleição de 2007. A maioria dos inscritos está concentrada nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com 5.459 e 5.174 eleitores registrados respectivamente, segundo dados da repartição diplomática.

Cerca de 2,2 milhões de franceses vivem fora do país e pouco mais da metade, 1,15 milhão, estão inscritos para participarem do pleito nos consulados.

Amanhã, cerca de 43 milhões de eleitores na França poderão votar no primeiro turno da eleição presidencial, no qual há dez candidatos concorrentes. Entre eles está o presidente Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande, que lidera as pesquisas de opinião. O segundo turno está marcado para 6 de maio. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõesFrança

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.