29 de agosto de 2010 | 09h56
As águas que atingiram Sujawal neste domingo chegaram à cidade após destruírem um dique do rio Indo dois dias antes. A cidade fica a cerca de 150 quilômetros a sudeste de Karachi, a capital de Sindh, e a 25 quilômetros a sudeste de Thatta, uma cidade histórica com cerca de 350 mil habitantes, que em sua maioria foram para locais mais altos. Thatta é a base de operações das autoridades locais que tentam enfrentar o desastre.
As autoridades se apressaram em construir diques improvisados ao longo da estrada que liga Sujawal a Thatta, partes da qual já foram inundadas, disse Baksh. "Estamos tentando obstruir as pontes em três pontos diferentes para impedir que a água vá na direção de Thatta", declarou Baksh. "Estamos fazendo tudo o que podemos."
As enchentes tiveram início no montanhoso noroeste do Paquistão, cerca de um mês atrás, com o início das chuvas de monções e têm se dirigido lentamente para a região costeira, ao sul, inundando vastas áreas de cultura agrícola e danificando ou destruindo cerca de 1 milhão de casas. Mais de 8 milhões de pessoas precisam de assistência emergencial no país.
As autoridades de Sujawal tentam limitar os danos, mas o nível da água já subiu 1,5 metro no centro da cidade e 3 metros nas vilas próximas, disse Anwarul Haq, funcionário da administração de Sujawal. As informações são da Associated Press.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.