
12 de agosto de 2011 | 12h01
Os tumultos, que se estenderam por toda a noite e resultaram em vidros quebrados e veículos queimados, deixaram dez policiais feridos, disse a agência. Os manifestantes também bloquearam as principais ruas das cidade com caminhões, informou a Rádio Nacional da China em seu site.
Segundo a Xinhua, os tumultos tiveram início quando guardas "chengguan", responsáveis pelo policiamento básico nas ruas chinesas, feriram uma ciclista enquanto tentavam confiscar sua bicicleta por estacionamento indevido.
Os guardas chengguan, alvo de grande antipatia na China e geralmente acusados de usar força excessiva contra civis, têm sido a causa de um número crescente de distúrbios nos últimos anos.
No mês passado, centenas de pessoas de outra cidade do sul da China se rebelaram depois que um guarda chengguan espancou um vendedor de frutas, que tinha problemas de mobilidade por ter apenas uma perna. O vendedor, que aparentemente havia protestado contra o confisco de seu carrinho por ter parado em local não autorizado, morreu mais tarde por causa dos ferimentos.
Comentários sobre os tumultos em Guizhou foram bloqueados no popular microblog chinês Weibo nesta sexta-feira. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.