AP/arquivo
AP/arquivo

Coala sobrevivente de incêndio na Austrália perde luta pela vida

Sam, que ficou famoso na web após ser flagrado bebendo água com bombeiro, morreu durante cirurgia

PAULINE ASKIN, REUTERS

06 de agosto de 2009 | 08h36

Sam, o coala que conquistou corações ao redor do mundo quando foi divulgado um vídeo na Internet de seu resgate em meio a um incêndio florestal na Austrália há seis meses, morreu nesta quinta-feira, 6, após perder uma segunda batalha pela sobrevivência.

 

Veja também:

Resgate de coala em incêndio na Austrália cai no YouTube

O coala gravemente ferido, que foi filmado bebendo uma garrafa de água de um bombeiro voluntário, tornou-se um símbolo de esperança aos sobreviventes do pior incêndio florestal ocorrido na Austrália, que matou cerca de 173 pessoas e destruiu mais de 2.000 moradias, deixando 7.500 pessoas sem casa. Mas apenas alguns meses depois de seu resgate do incêndio no Estado de Vitória, Sam foi diagnosticado com um cisto relacionado à doença devastadora clamídia, que tem devastado a população de coalas na Austrália.

 

O coala, de 4 anos, passou por uma cirurgia nesta quinta-feira para remover os cistos, mas John Butler, da clínica veterinária de Morwell, descobriu que Sam tinha sérias alteração em sua urina e no aparelho reprodutor que não davam para ser operadas.

"Infelizmente Sam teve de ser sacrificado. É muito, muito triste", disse à Reuters Peita Elkhorne, do escritório de advocacia TressCox, em nome do Abrigo de Animais Selvagens do Sul. "Foi tão grave que não havia possibilidade de controlar sua dor". A doença clamídia afeta 50% da população de coalas da Austrália, apesar de não ser de conhecimento geral sobre como os coalas são infectados pela bactéria.

Tudo o que sabemos sobre:
GERALCOALAMORRE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.