Philippe LOPEZ / AFP
Philippe LOPEZ / AFP

'Coletes amarelos' chegam a 10º semana consecutiva de protestos na França

Cinco mil pessoas marcharam pela capital francesa neste sábado,19

Redação, O Estado de S.Paulo

19 de janeiro de 2019 | 14h20

PARIS - Cinco mil pessoas com "colete amarelo" marcharam pela capital francesa neste sábado, 19, marcando o décimo fim de semana consecutivo de protestos contra o governo do presidente Emmanuel Macron.

Os manifstantes se reuniram próximo ao Parlamento da Assembléia Nacional e marcharam pela cidade de forma pacífica. Manifestações similares aconteceram nas principais cidades da França.

"Macron, renuncie!", gritaram alguns manifestantes. Alguns também levaram caixões para lembrar as mortes de 10 pessoas durante os protestos até agora. 

Os protestos dos "coletes amarelo" - batizados em homenagem às jaquetas fluorescentes que os motoristas franceses devem ter em seus carros - começaram em novembro devido ao aumento dos impostos sobre combustíveis.

Esses impostos foram subseqüentemente descartados, mas o movimento se transformou em um protesto anti-Macron mais amplo.

As manifestações de dezembro causaram algumas das piores violências observadas em décadas em Paris, quando manifestantes incendiaram carros e danificaram lojas e empresas. Os protestos de janeiro não tiveram o mesmo nível de problemas. 

Macron lançou uma série de debates nacionais para ajudar a acabar com o descontentamento público e restaurar sua posição./ REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.