Colômbia: Farc e governo perto de acordo sobre tráfico

O governo colombiano e grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) estão próximos de um acordo sobre o terceiro dos seis temas em negociação: como agir em relação ao narcotráfico. A afirmação foi feita neste domingo em Havana por representantes das Farc ao término de mais uma rodada de negociações de paz com o governo.

AE, Agência Estado

04 Maio 2014 | 17h25

"O 24º ciclo de negociações foi concluído com um significativo progresso que nos deixa muito próximos de alcançarmos um acordo sobre o terceiro ponto em discussão: solucionar o problema das drogas ilegais", disse o chefe da delegação das Farc, Iván Márquez, ao ler uma declaração preparada.

A delegação do governo colombiano não se pronunciou sobre o assunto.

Governo e rebeldes discutem há seis meses a melhor forma de lidar com o narcotráfico na Colômbia, que nas últimas décadas ajudou a financiar tanto as atividades dos rebeldes de esquerda quanto de grupos paramilitares de direita e de organizações criminosas comuns.

Iniciadas em 2012, as negociações de paz para pôr fim a meio século de conflito foram dividas em seis temas. Governo e rebeldes já entraram em acordo sobre os dois primeiros temas: a reforma agrária e a participação política da guerrilha. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
Colômbia Farc

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.