PUBLICIDADE

Com mais de nove milhões de votos antecipados, Texas supera participação de 2016

Aumento foi impulsionado por uma enorme participação em áreas urbanas democratas e por um salto significativo de eleitores em ambientes rurais tradicionalmente republicanos

Por Glenn Thrush
Atualização:

O Texas, um Estado disputado em 2020 e que já foi considerado fácil para os republicanos, está quebrando os recordes de participação, com o número de cédulas pessoais e pelo correio agora excedendo o número total de votos dados na eleição de 2016.

PUBLICIDADE

O gabinete do secretário do Texas informou na manhã de sexta-feira, 30 - último dia para votação antecipada no Estado -, que 9.009.850 pessoas já haviam votado pelo correio, depositado cédulas em urnas ou compareceram aos locais de votação. Quatro anos atrás, um recorde de 8.969.226 texanos votaram na eleição. 

É o primeiro Estado a alcançar o feito. O aumento no Texas foi impulsionado por uma enorme participação em áreas urbanas, que tendem a ser democratas, mas os condados rurais que tradicionalmente votam nos republicanos também viram um salto significativo na votação.

Homem deposita cédula em um local de votação drive-thru em Austin, Texas Foto: Sergio Flores/Washington Post

As pesquisas mostram um cenário de empate no Estado, com uma pequena vantagem para o presidente Trump.

Embora a companheira de chapa de Joe Biden, a senadora Kamala Harris, esteja avançando tardiamente no Estado hoje, com visitas a Houston, McAllen e Fort Worth, a campanha de Biden não investiu muito tempo ou dinheiro, argumentando que é um mau investimento: o Texas tem vários mercados de mídia caros e não é uma parada essencial no caminho de Biden para 270 votos eleitorais.

Os padrões de votação antecipada, especialmente em grandes cidades como San Antonio e Austin, sugerem que a dinâmica da corrida é menos parecida com a de 2016, quando Trump venceu por 9 pontos percentuais, do que com as médias de 2018, quando o senador Ted Cruz, um republicano, derrotou por pouco o deputado Beto O'Rourke, um democrata.

“Não há dúvida de que é uma corrida real”, disse Cruz recentemente.

Publicidade

O aumento no comparecimento ocorre apesar do fato de o governador do Texas, Greg Abbott, aliado de Trump, ter limitado o número de caixas de coleta a uma por condado, uma ordem que beneficia muito condados de baixa população onde predominam os republicanos.

O limite da caixa suspensa foi compensado por grandes novos investimentos em infraestrutura eleitoral no Condado de Harris e em outros lugares. Funcionários do condado de Harris abriram 10 locais de votação drive-thru em todo o condado, lutando contra um esforço do Partido Republicano do Estado para fechá-los. Uma ação separada do governador, estendendo o período de votação antecipada em todo o Estado em seis dias, também contribuiu para os aumentos.

Em meio à pandemia de coronavírus e uma das corridas presidenciais mais duramente contestadas da história do país, o comparecimento às votações antecipadas tem sido enorme em todo o país. Até a manhã de sexta-feira, mais de 83 milhões de votos foram lançados, representando mais de 60% do total de votos lançados quatro anos atrás, de acordo com o apartidário U.S. Elections Project.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.