Comandante próximo a Kony é capturado em Uganda

As forças de Uganda capturaram Caesar Acellam, um alto comandante do Exército de Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês), de Joseph Kony, após um breve combate com rebeldes perto da fronteira, disse uma autoridade do exército neste domingo. Um analista classificou a prisão do suspeito como um "golpe de inteligência" para as forças que caçam Kony.

Agência Estado

13 Maio 2012 | 12h47

Abdul Rugumayo, tenente-coronel e chefe da inteligência da operação militar de Uganda contra o LRA, disse que Acellam foi capturado no sábado com outros dois combatentes rebeldes enquanto tentavam cruzar um rio chamado Mbomu.

Embora Acellam não seja um dos comandantes do LRA indiciado junto com Kony em 2005 pela Corte Criminal Internacional, autoridades de Uganda afirmaram que ele era um principais estrategistas e um combatente de confiança de Kony.

"Ele está em boas condições", disse Rugumayo. "Foi capturado com outros dois rebeldes. Eles estavam em um grupo de 30 rebeldes." Ele afirmou que os demais escaparam. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Uganda captura Joseph Kony

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.