Combates deixam 10 talebans mortos no Afeganistão

Insurgentes lutam contra as tropas internacionais, mas também contra o Governo e o Exército afegão

EFE

09 de abril de 2009 | 02h51

Pelo menos dez supostos talebans morreram, entre eles duas mulheres, em operações das tropas afegãs e da coalizão liderada pelos Estados Unidos no leste e no sul do Afeganistão, como informa nesta quinta-feira o comando americano no país.

 

O combate mais intenso aconteceu na quarta-feira à noite no distrito de Maywand, na conflituosa província de Kandahar, no sul, onde as tropas conjuntas entraram em um prédio onde se escondia um suposto comando taleban.

 

Segundo o comando americano, quatro talebans tentaram se esconder, mas foram mortos pelas tropas, que também mataram dois insurgentes que estavam em um edifício próximo. O outro combate aconteceu, também na quarta-feira à noite, na província de Khost, no leste do país, onde as tropas fizeram uma operação de busca por um rebelde ligado a várias redes terroristas.

 

Quando as tropas se preparavam para entrar no edifício, um suposto insurgente começou a atirar de uma casa vizinha. As tropas conseguiram matar esse rebelde, além de outros três insurgentes, entre eles duas mulheres.

 

Os talebans mantêm uma maior presença no leste e no sul do Afeganistão, áreas onde predomina a etnia pashtun. Os insurgentes lutam contra a presença das tropas internacionais no país, mas também contra o Governo e o Exército afegão.

Tudo o que sabemos sobre:
AFEGANISTÃOTALEBANEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.