Começa transferência da segurança a tropas afegãs na cidade de Herat

Local abrigava uma equipe de Reconstrução Provincial, sob comando de tropas italianas

Efe

21 de julho de 2011 | 08h42

Mulheres afegãs entregam flores a soldados italianos durante cerimônia no aeroporto de Herat

 

 

 

CABUL - As tropas internacionais no Afeganistão iniciaram nesta quinta-feira, 21, a transferência da responsabilidade da segurança na cidade de Herat (oeste) às forças afegãs.

 

A transferência começou em cerimônia às 9h (horário local) no aeroporto da cidade, disse à Agência Efe o porta-voz provincial, Muhaideen Nori.

 

A cerimônia contou com a participação do chefe da Comissão de Transição, Ashraf Ghani Ahmadzai, e dos ministros de Defesa, Interior e Energia, além de autoridades da Otan e de representantes italianos, que lideram a segurança em Herat.

 

Além disso, segundo fontes oficiais, haverá uma segunda cerimônia na base do Exército afegão no distrito de Guzara, após a qual ficará finalmente oficializada a transferência das responsabilidades de segurança às tropas afegãs.

 

Na cidade havia uma equipe de Reconstrução Provincial sob o comando de tropas italianas, que contam na província com 3.880 soldados e comandam as forças dos países presentes no oeste do Afeganistão.

 

Na cerimônia de hoje estiveram presentes o embaixador da Itália e o ministro de Desenvolvimento italiano, Paolo Romani.

 

Herat é uma das sete zonas designadas de início para a transferência da segurança às tropas afegãs: nos últimos dias esse processo aconteceu nas cidades de Lashkar Gah e Mehtar Lam e na província de Bamiyan.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.