Começa votação para presidente em Honduras

Começou na manhã deste domingo a votação nas primeiras eleições de Honduras desde que José Manuel Zelaya foi afastado da presidência do país, em 28 de junho. Como previsto, as urnas foram abertas por todo o país às 7h locais (11h de Brasília) e deverão ser fechadas às 16h.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

29 Novembro 2009 | 13h31

A disputa presidencial é marcada por tensão e medo e é incerto quantos dos 4,6 milhões de eleitores hondurenhos aparecerão para votar. Os dois principais candidatos são de partidos conservadores que há anos vêm revezando o poder em Honduras e que têm fortes laços com os militares do país.

Porfirio "Pepe" Lobo, de 61 anos, desponta como favorito nas pesquisas. Do Partido Nacional, Pepe perdeu por uma pequena margem para Zelaya nas eleições de 2005.

Em segundo aparece o engenheiro civil Elvin Santos, de 46 anos. Candidato do Partido Liberal, o mesmo de Zelaya, Santos foi vice do presidente deposto. Cerca de 30 mil soldados e policiais foram mobilizados para garantir a segurança das eleições em Honduras.

Zelaya, que foi deposto depois de insistir em seguir em frente com um referendo sobre sua possível reeleição, apesar da oposição do Judiciário, está abrigado desde 21 de setembro na embaixada brasileira da capital hondurenha, Tegucigalpa. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
Honduras eleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.