10 de setembro de 2015 | 10h54
O empresário Donald Trump anunciou sua candidatura à indicação do Partido Republicano para as eleições presidenciais americanas no dia 16 de junho. Desde então, tem causado polêmica por seus comentários ácidos e suas ofensas diretas.
O magnata do setor imobiliário já era conhecido por sua franqueza e amplamente visto como alguém com poucas chances de conquistar a indicação do partido.
Com 69 anos, é dono de vários hotéis e conhecido por apresentar o reality show “The Celebrity Apprentice” (“O Aprendiz”, na versão brasileira), na emissora NBC.
Trump chegou a cogitar disputar as últimas eleições presidenciais, mas acabou decidindo por não concorrer. /REUTERS, ASSOCIATED PRESS e REUTERS
Confira abaixo as 10 frases mais polêmicas ditas por Donald Trump.
“Quando o México manda suas pessoas, eles não estão mandando os melhores, mas cidadãos com muitos problemas. Eles estão trazendo drogas. Eles estão trazendo crime. Eles são estupradores.”
“Manteremos as famílias unidas, mas eles (imigrantes ilegais) têm de ir embora.”
“Temos de construir um muro (na fronteira dos EUA com o México) e tem de ser rapidamente; (...) e que o México pague por ele.”
“(John McCain) não era um herói de guerra.”
“Todas as mulheres de O Aprendiz flertaram comigo.”
“Você podia ver que havia sangue saindo dos olhos dela. Sangue saindo de sua… qualquer lugar.”
- “Com Hillary Clinton eu disse ‘esteja no meu casamento’ e ela foi ao meu casamento. E você sabe por quê? Ela não tinha escolha, porque eu doei (dinheiro para a campanha).”
"Nosso país está com problemas sérios. Nós não temos mais vitórias. Quando foi a última vez que alguém no viu vencer um acordo comercial com a China? Eles estão nos matando. Eu venço a China o tempo todo. Infelizmente, o sonho americano morreu."
“Nós nem temos uma boa relação com a China. E eles tomaram nosso dinheiro, nossos empregos, nossa base. Eles tomaram tanto de nós e nem mesmo gostam de nós.”
“Eu vou cuidar de nossos veteranos e vou reconstruir nossa força militar. Nós seremos grandes de novo, fortes de novo, e ninguém vai se meter conosco.”
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.