
26 de março de 2010 | 03h43
Pelo menos 21 insurgentes e cinco membros das forças de segurança paquistanesas morreram em combates registrados na madrugada desta sexta-feira, 26, na região tribal de Orakzai, após um assalto dos fundamentalistas a um posto de controle, informou hoje o comando militar.
Um grupo de insurgentes capturou o posto de Kalaya durante um ataque noturno, mas as forças governamentais contra-atacaram e recuperaram o controle da instalação, explicou o Exército em comunicado. Entre os militares falecidos há um tenente-coronel.
O corpo da guarda de fronteiras iniciou na terça-feira, 23, uma operação por terra e ar em Orakzai com apoio de unidades militares convencionais. O objetivo da ofensiva é combater a facção regional do movimento Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), que reúne diversos grupos talibãs paquistaneses.
O Exército paquistanês já luta contra o TTP em outras áreas do noroeste e do conflituoso cinto tribal da fronteira com o Afeganistão.
Os analistas acreditam que Orakzai se tornou, nos últimos meses, refúgio de muitos fundamentalistas que fugiram dos combates em regiões próximas. Pelo menos 67 insurgentes e cinco membros das forças de segurança paquistaneses morreram desde o início da ofensiva, segundo cálculos militare sem comprovação independente e que não incluem civis.
Encontrou algum erro? Entre em contato