Conselho de Segurança se reúne nesta segunda para debater sanções

Membros do órgão se reúnem em Nova York, na sede da ONU, para discutir resolução

estadão.com.br

07 de junho de 2010 | 16h26

NOVA YORK - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá nesta segunda-feira, 7, para discutir o pacote de sanções contra o Irã por conta do programa nuclear deste país, informou um porta-voz do organismo, segundo a agência AFP.

 

Veja também:

especialEspecial: Os últimos eventos da crise nuclear

especialEspecial: O programa nuclear do Irã

lista Veja as sanções que já foram aplicadas ao Irã

 

O porta-voz Farhan Haq disse que o organismo se reunirá às 17h30 (horário de Brasília) para analisar o projeto de resolução promovido pelos cinco membros permanentes - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - que impõe uma quarta rodada de sanções contra o Irã.

 

Haq disse esperar que o texto seja votado até "o meio da semana". O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, P.J. Crowley, também disse que o projeto deveria ser votado ainda essa semana. "Prevemos submeter o assunto à votação nesta semana", declarou o americano.

 

As sanções são pretendidas pelos temores de que Teerã mantenha o enriquecimento de urânio para produzir armas, o que é negado pelo governo da República Islâmica. O Irã já sofreu três pacotes de sanções do Conselho de Segurança.

 

Para ser aprovado, o quarto pacote deve receber nove votos a favor de 12 pareceres possíveis. Os membros permanentes do órgão têm poder de veto sobre qualquer decisão do órgão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.