Justiça eleitoral  atrasa processo de referendo contra Maduro

Se for realizada apenas no ano que vem, votação tiraria presidente do poder, mas novas eleições não seriam convocadas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

CARACAS - O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) estendeu nesta quinta-feira, 12, para 2 de junho o prazo de validação digital das assinaturas que pedem a instalação de um referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro. A medida foi anunciada em meio a protestos da oposição, que acusa a Justiça eleitoral de atrasar o processo propositalmente.

Caso Maduro seja afastado antes do fim do ano, segundo a Constituição venezuelana, novas eleições serão convocadas. Se o referendo revogatório for organizado em 2017, seu vice-presidente executivo, Aristóbulo Istúriz, assumiria o cargo.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela Foto: AFP PHOTO / JUAN BARRETO

PUBLICIDADE

“Em virtude da delicadeza do processo no qual se põe em jogo o cargo de presidente da República, estamos tomando cuidado para fazer tudo com o maior cuidado do mundo”, disse a reitora do CNE Socorro Hernández. “Temos de garantir o direito de todos os cidadãos e tomar cuidado para que seus dados não sejam mal utilizados.”

As assinaturas colhidas pela coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) - 1,8 milhão, segundo o grupo - serão levadas num prazo de três dias para auditoria digital, que ocorrerá entre os dias 16 e 20. Depois, as planilhas serão transcritas e auditadas até 2 de junho.

Questionada sobre a reclamação de líderes da oposição de uma “demora proposital” do CNE, a reitora disse que a MUD tinha desde o começo do ano para ativar o processo do referendo e optou por fazê-lo apenas no mês passado. 

Depois de validados os dados iniciais, a oposição precisa apresentar outras 4 milhões de assinaturas para que o referendo seja convocado. Ainda não há prazo definido para essa segunda etapa.  / REUTERS, AP, EFE e AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.