AFP PHOTO / Geoff CADDICK
AFP PHOTO / Geoff CADDICK

Conservadores britânicos perdem condado na disputa do palito

Decisão em Northumberland, no nordeste da Inglaterra, aconteceu nesta sexta-feira após empate em duas recontagens; método inusitado foi escolhido pelo funcionário da Comissão Eleitoral em detrimento do cara e coroa com uma moeda

O Estado de S.Paulo

05 Maio 2017 | 09h48

LONDRES - Uma coalizão de partidos derrotou os conservadores no condado britânico de Northumberland, no nordeste da Inglaterra, nas eleições locais de quinta-feira, que só foi definida nesta sexta-feira, 5, em um desempate com a disputa do palito mais curto.

A cadeira dependia do resultado do distrito de South Blyth. Empatados após duas recontagens dos votos, a candidata liberal-democrata de South Blyth, Lesley Rickerby, derrotou o conservador Daniel Carr ao escolher o palito correto.

Esta foi a modalidade de desempate escolhida pelo funcionário da Comissão Eleitoral, que preferiu esta opção ao cara e coroa com uma moeda.

Apesar da vitória, Rickerby descreveu a experiência como "muito traumática". "É incrível, levando em consideração que temos um serviço democrático, que acabemos disputando nos palitos", disse.

"Foi muito traumático e certamente preferia ter a maioria. Mas como funciona nosso sistema, após duas recontagens não tínhamos alternativa". / AFP

Mais conteúdo sobre:
LONDRESInglaterra

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.